segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Viva a tribulação!

Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo

João 16:33


Há uns meses escrevi aqui que é “Difícil ser Cristão”. Mas a verdade é que ser cristão e crente em Deus também é muito bom.

Desde há umas semanas para cá que a minha vida tem andado cheia de problemas. Não são daqueles horríveis que nos deixam sem sono, cansados, fartos de tudo, mas são daqueles que moem, que chateiam e que nos tiram a concentração do essencial.

Nestas semanas mais recentes pude testemunhar (como noutras vezes) como as palavras de Jesus que acima transcrevi, são reais:

  • No meu último post já referi uma destas situações, em que apesar da tribulação, o Senhor deu vitória;

  • A semana passada, em dia de culto, o meu carro avariou, mas a benção foi que avariou mesmo à porta de casa;

  • No dia seguinte foi para a oficina, a perspectiva do arranjo não era muito boa: uma embraiagem nova (e cara!). Nesse mesmo dia ao falar com a minha esposa percebemos que para além dessa despesa com que não contávamos, ela teria que fazer uns quantos exames médicos e ir a consultas. Eu disse-lhe: “parece-me que o diabo nos está a querer chatear. Esquece lá: é tudo para a glória de Deus”. À tarde, veio a benção, afinal o arranjo era mais simples e muito mais barato. Jesus voltou a dar-nos a sua vitória.

  • Hoje, no emprego, passei (em conjunto com os meus colegas) por um daqueles dias mesmo mauzinhos. Quando olho agora pra trâs parece-me uma daquelas cenas cómicas de um filme antigo em que alguém vai tapando pequenos buracos que surgem e por onde entra água, com dedos, nariz, testa, o que tiver à mão! O meu dia hoje foi assim: por cada problema resolvido dois apareciam! À tarde, quando fui buscar o meu carro à oficina, tive finalmente tempo para respirar e orar um pouco. Voltei ao serviço e a vitória chegou pouco depois: os problemas foram todos resolvidos.


Jesus disse que neste mundo sentiríamos tribulações e todos nós sabemos que quanto mais perto estamos Dele, mais o inimigo nos ataca, por isso, olhando para os últimos meses da minha vida, só posso dizer que acredito que estou no caminho certo, caminhando de encontro a Jesus. É certo que ainda tropeço de vez em quando, mas o caminho está à minha frente e assim digo: tribulações, que venham, pois Jesus já me garantiu a vitória.


Masoquista? Não, não sou. Maluco? Também não! Apenas vou aprendendo com Jesus e com a sua palavra a olhar para a minha vida com a perspectiva do “copo meio-cheio”: Meio-cheio do Espírito Santo e a encher-se cada vez mais.

Tens problemas? Jesus dá-te vitória sobre todos eles!

P.S: este é o meu post de 14 de Janeiro, assumindo que eu vou manter o meu compromisso de um post por semana...

Sem comentários: