quarta-feira, outubro 29, 2008

posso melhorar, mas não sozinho!

servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ma quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.
1 Pedro4 10-11

Meses sem escrever nada, mas hoje espero retratar-me!

A princípio não escrevia porque me faltava o tempo (não vou entrar por aí porque já por várias vezes aqui falei do assunto), mas recentemente afastei-me deste blogue por me sentir frustrado, desanimado, abatido! Mas frustrado porquê? Sendo eu um filho do Deus altíssimo terei razões para me sentir desanimado, sabendo que já sou vitorioso em Cristo?!

Na realidade é tudo uma questão de expectativas e daquilo que por vezes nós achamos que é o melhor para nós (e na realidade não é!). Olhando para trás, eu vejo que estabeleci determinadas expectativas para a minha vida e me tenho esforçado imenso para as alcançar. Mas pior que ter estabelecido estas metas, foi não as ter entregue nas mãos do Pai (estou para aqui a enrolar e nuca mais desenvolvo).

De forma a exemplificar, vou mostrar as expectativas que eu tinha para alguns aspectos da minha vida, começando com o facto de eu ser marido de uma mulher que amo muito, mas muitas vezes vejo-me a olhar para ela e a pensar que sou um mau marido, que a faço infeliz (apesar de ela nunca se ter queixado), etc. A razão para isto é que eu "imaginei" uma relação com a minha mulher que não existe nem pode existir: sem problemas, sem confrontos, felicidade infinita, satisfação total de nós os dois! Acredito que uma vida assim, só na morada celestial, mas eu posso melhorar, sei que posso, mas não sozinho! Preciso de ajuda...

Também imaginei ser um "super-pai", capaz de educar os meus filhos por um caminho sempre recto, para serem os filhos perfeitos (e estou a falar de dois rapazes de 6 e 3 anos...) sem birras, sem confusões, que eu os pudesse ajudar a crescer e que lhes pudesse facultar tudo o que eles precisassem! Agora vejo-me em lutas várias com eles, desde o simples banho até às brincadeiras, tudo serve para a confusão... Falhei como pai? Não, acho que não, apenas não sou o pai que imaginei, mas posso melhorar, mas não sozinho! Preciso de ajuda ...

No trabalho, na família, com os amigos, com tantas coisas o que eu imaginei e desejei está aquém daquilo que tenho feito, mas uma vez mais digo que posso melhorar, mas não sozinho...

Finalmente, o mais importante: imaginei-me um crente fiel, a avançar continuamente no caminho, cada vez mais perto do Senhor, mas tenho descoberto que é um caminho difícil, estreito e várias vezes vou escorregando, tomo atalhos e isso está-me a impedir de ser o cristão que eu desejo. Falhei? Não, sou apenas um homem, pecador por natureza. Tenho que melhorar, sem dúvida, mas não sozinho...

Com todas estas coisas (e mais umas outras) a fervilhar na minha cabeça acabo por cair na tal frustração, desânimo e abatimento. Preciso de ajuda, porque tendo falhado (aqui sim, de uma forma brutal) ao não colocar estas coisas nas mãos do Pai tenho usado as minhas forças (sim, eu sei: estúpido, cabeça dura, homem) a agarrar-me a tudo menos à rocha firme que é o nosso Salvador, Jesus! Quero acabar com isso agora e oro para que o Senhor me ajude!

Assim, com um bocadinho de reflexão esta noite, encontrei aquela passagem da 1ª epistola de Pedro (com certeza outras existem) e que interpretei como "o que quer que façamos, devemos fazê-lo para glória de Deus e Jesus Cristo". Não é da forma que imaginei, mas se calhar é da forma que mais Lhe agrada. À forma que eu imaginei e ansiei lá chegarei se for essa a Sua vontade.

Uma coisa é certa (e este é um conselho que deixo para todos que tal como eu se sentem "em baixo"), preciso de falar mais com o meu Pai celestial, preciso mais da ajuda Dele! Preciso de ouvir mais Dele! Se estou onde estou e como estou devo a Ele e a melhor forma de lhe "pagar" é fazê-lo de forma a que Ele saia glorificado. Isto deve ser suficiente para mim!

P.S:Peço desculpa por uma certa confusão de ideias, mas os pensamentos correm mais rápido que os dedos e mesmo fazendo uma revisão do texto antes de publicar, acho que algumas ideias estão mal explicadas.

Sem comentários: