terça-feira, setembro 29, 2009

Apenas mudei de instalações

Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os seus caminhos defenderei diante dele

Job 13:15

Jó (ou Job) era um muito rico, com uma família numerosa e de um segundo para o outro viu-se pobre, sem filhos e com uma doença incurável. A mulher abandonou-o recomendando-lhe que amaldissoasse a Deus, os amigos repreenderam-no e não o ajudaram, mas mesmo assim ele confiou sempre em Deus!

Há duas semanas atrás estive numa celebração fantástica: o Pr. Paulo Branco (que me baptizou e casou) comemorou 50 anos de vida, 30 anos de ministério e 15 anos à frente da Igreja de Almada. Entre muitos amigos e conhecidos estava um Pr. espanhol de nome Manolo Alvarez que falou do seguinte versículo: Respondeu Jesus e disse:O que eu faço, não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. (João 13:7). Pedro tinha acabado de perguntar a Jesus quem deveria lavar os pés a quem e a resposta de Jesus é mais que uma resposta à questão de Pedro, é uma indicação do que aí vem. Horas depois Jesus seria torturado e eventualmente crucificado e Pedro (e os restantes apóstolos) ainda não o sabiam, mas viriam a saber mais tarde...

Estas palavras têm falado muito comigo ultimamente! Há cerca de dois meses tive (e os meus colegas comigo) uma mudança radical na minha vida profissional: mudei de instalações de trabalho! Agora trabalho numa antiga cadeia (com barras nas janelas e tudo) e de certa forma todos estamos tristes e aborrecidos porque não gostamos do sítio, mas continua a vir à minha cabeça o que eu faço, não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. E isto continua a vir à minha cabeça porque nem sempre compreendemos as mudanças, nem sempre vemos o que aí vem. Hoje olho para as janelas com barras e penso que estou numa prisão, sinto-me revoltado, aborrecido, desmotivado, mas... quem sabe o que aí vem? Quem sabe o que Ele tem preparado?

E quando paro e penso um pouco mais, olhando à minha volta, vejo que na realidade mais do que revoltado ou aborrecido ou desmotivado devo estar grato. Grato porque mudei de instalações e não fui despedido! Grato porque, apesar das barras nas janelas, tenho um tecto sobre a cabeça quando tantos trabalham ao frio e ao vento! Grato porque mudei umas centenas de metros para a frente e não para uma cidade ou povoação distante e continuo perto da minha família! Grato porque apesar de tudo, continúo a ter amigos, com quem posso trocar umas gargalhadas (e umas zangas às vezes), com quem partilho grande parte do meu dia! Podem dizer que sou um optimista, que de certeza há muitas coisas más que estou a ignorar, mas não estou! O história de Jó termina (entre outras coisas) com os seguintes versículos: E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó em dobro a tudo quanto dantes possuía.(Job 42:10) Também teve sete filhos e três filhas (Jó 42:13) E, depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias.(Jó 42:16-17).

Não fiquei pobre como Jó, nem perdi a minha família, muito menos estou doente e a minha esposa está ao meu lado. Os meus amigos (e considero todos meus amigos) apoiam-me! Apenas mudei de instalações! Se Jó confiou, porque não posso eu confiar? Se o Senhor fez a Jó, porque não há-de fazer a mim?

E em jeito de conclusão: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" São Paulo na sua I Epístola aos Tessalonicenses

3 comentários:

Eunice Grilo disse...

Amém! Óptimo texto Mário, escreves poucas vezes, mas quando o fazes é sempre uma benção. Gostei da comparação daquilo que temos e que devemos estar gratos. Sê fiel a ele, pois Ele é Fiel. Deus vos abençoe neste dia e mais uma vez, óptimo texto, abençoou o meu dia

De tudo...Um pouco disse...

É a pura realidade, não sabemos o que aí vem, mas sabemos que tudo contribui para o BEM daqueles que amam a Deus (Rm 8,28) e para esses (onde estão, tu a tua família e já agora eu e o resto da companhia)Ele tem guardado o que nenhum olho viu nem ainda coração nenhum sentiu (2Co 2.9,10).

Agarrem-se que isto está a acelerar!

Beto

Unknown disse...

ok mais uma vez surpreendido.
grande diácono!!!!Deus te abençoe e sempre que olhares para as barras da cadeia lembra-te sempre da liberdade que tens em cristo jesus. Saudades vossas. estaremos juntos um dia destes.
Pr. Helder Grilo