terça-feira, outubro 18, 2011

O melhor de nós!

O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos.
Malaquias 1:6-8
Há dias estava ao telefone com uma amiga que me dizia que há muito tempo que eu não escrevia nada! Tentei justificar-me, mas a meio da justificação começou a parecer que havia algo que não estava certo! Porque é que deixei de ter tempo para escrever? Porque tenho muitas outras coisas para fazer... pois!

Esta conversa deixou-me a pensar e lembrei-me da passagem de Malaquias transcrita acima. É certo que é uma acusação aos sacerdotes israelitas que procuravam enganar o Senhor, oferecendo em sacrifício animais impróprios o que pode parecer que está pouco relacionado com a minha falta de escrita! É naquela ultima expressão de Malaquias, quando sugere que os sacerdotes ofereçam os mesmos animais ao governador, para verem o que lhes acontece, que eu me revejo neste excerto bíblico.

É certo que não ando a oferecer sacrifícios, mas porque será que determinados aspectos da nossa vida merecem tanta atenção e tanto tempo e outros nem tanto, quando são de igual importância? Quem são os nossos "governadores" que merecem os melhores "animais"? O nosso emprego? A televisão? A Internet?...

Depois de reflectir bastante sobre isto, cheguei à conclusão que todas as coisas têm o seu tempo e merecem a devida atenção. Quando estamos no emprego devemos nos concentrar nele. Quando estamos em família devemos nos concentrar nela. Quando estamos com Deus devemos nos concentrar Nele. Idem para os amigos, para aqueles com quem negociamos, para aqueles com quem trabalhamos! 

Recentemente tenho dado por mim a olhar para o ecrã do computador ao mesmo tempo que falo com alguém... estou a dar a essa pessoa um "animal impróprio"! Não lhe estou a dedicar o tempo e atenção que merece!

Sempre que estamos a fazer alguma coisa (trabalho, conversa, etc.) devemos dar sempre o melhor de nós, do nosso tempo e da nossa atenção, não por ser um sacrifício, mas por ser uma forma de respeitar o próximo e a Deus.

Até breve!

Sem comentários: